homocromia
[work in progress]
“A fotografia está lá fora, um objeto no mundo, e qualquer um, sempre (pelo menos em princípio), pode puxar um de seus fios e traçá-lo de forma a reabrir a imagem e renegociar o que ela mostra, até derrubar completamente o que era visto nele antes”. (Ariella Azoullay).
Homocromia é o mecanismo que auxilia uma espécie a sobreviver, atacar e se defender ao tentar reproduzir a coloração do entorno em que está inserida. É uma estratégia usada por muitos animais e, no contexto deste trabalho, também pelo homem. A artista trabalha com imagens do arquivo que vem colecionando ao longo dos anos, com fotografias extraídas de plataformas de comércio eletrônico, e estabelece um cruzamento linguístico com expressões correntes do português. As fotografias, absurdas, mostram homens camuflados em situações sociais cotidianas - cozinhando, descansando, jogando - mas que ao mesmo tempo remetem à ideia de espreita, prontos para atacar ou defender. Os textos que acompanham cada imagem produzem novas interpretações para cada situação, sublinham a ideologia dominante e reforçam o caráter político da linguagem. “Homem de bem”, “homem de sucesso”, “homem da casa”, etc. são conceitos que refletem a sociedade patriarcal e colonial, e são parte de um léxico comum onipresente no discurso público e midiático. A ironia presente nessa operação revela camadas muitas vezes ocultas das relações construídas culturalmente entre homens e seus entornos naturais/familiares e problematiza os papéis normativos de gênero em um momento histórico em que a identidade masculina tradicional está acuada e precisa se camuflar para sobreviver. O discurso do trabalho se completa com a instalação de um tecido de chroma key verde, fazendo alusão ao próprio título da obra e sugerindo duas outras camadas de significado. Primeiro, que essa ideia de masculinidade está por toda parte, não importa se o fundo, ou o contexto, são alterados. Segundo, coloca em dúvida a própria natureza das fotografias expostas. Foram produzidas pela artista? Em qual contexto essas fotografias foram criadas e compartilhadas? As imagens são manipuladas? São questões que se relacionam com sua prática de pesquisa artística, cujos trabalhos usam das estéticas pós-fotográficas e discutem a filosofia da imagem, as imagens que faltam, e as ideologias ocultas na circulação de informações no contemporâneo.
Série fotográfica, 20 imagens. In progress