vademecum
(ou o insuportável compilado de regulações e disposições gerais para sobreviver como artista visual)
livro-objeto
instalação audiovisual
+Lucas Pretti
2021
Esta obra, formada por um livro-objeto e uma instalação audiovisual, é uma resposta crítica à esfera totalizante da circulação de mercadorias nos sistemas de arte e cultura.
Vademecum é um gênero de publicação amplamente usada no campo editorial para compilados sobre direito, ciências biológicas, psiquiatria e farmacologia pois são justo as legislações, os manuais, os guias, o tudo-que-se-deve-saber para profissionais que buscam atuar nessas áreas
Algo similar acontece nas artes, mas de forma oculta. Operamos em um campo “especial” para o qual, em teoria, vademecums não serviriam. Para além dos três ou quatro escolhidos pelo mercado como seus cânones e premiados por suas práticas, sobra toda uma massa de artistas-trabalhadorxs com HDs lotados dentro de apartamentos e ateliês minúsculos compartilhados, ou em espaços provisórios de trabalho que duram o quanto duram as residências. Contra uma vida viável como artista, há um entorno laboral de total exploração e discrepância de forças.
O livro, em capa dura, letras douradas e mais de 1 mil páginas, compila quase 500 convocatórias para artistas publicadas em mais de 60 países e 17 idiomas em 2020. Dividido em capítulos como Das Exposições, Das Investigações, Dos Prêmios, etc, o volume desnudas as instituições de consagração do universo das artes de sua linguagem pretensamente democrática para devolvê-las a sua natureza real de agentes de mercado.
*I agree to the terms and conditions
︎Primeiro capítulo: Das Apresentações
Vademecum é um gênero de publicação amplamente usada no campo editorial para compilados sobre direito, ciências biológicas, psiquiatria e farmacologia pois são justo as legislações, os manuais, os guias, o tudo-que-se-deve-saber para profissionais que buscam atuar nessas áreas
Algo similar acontece nas artes, mas de forma oculta. Operamos em um campo “especial” para o qual, em teoria, vademecums não serviriam. Para além dos três ou quatro escolhidos pelo mercado como seus cânones e premiados por suas práticas, sobra toda uma massa de artistas-trabalhadorxs com HDs lotados dentro de apartamentos e ateliês minúsculos compartilhados, ou em espaços provisórios de trabalho que duram o quanto duram as residências. Contra uma vida viável como artista, há um entorno laboral de total exploração e discrepância de forças.
O livro, em capa dura, letras douradas e mais de 1 mil páginas, compila quase 500 convocatórias para artistas publicadas em mais de 60 países e 17 idiomas em 2020. Dividido em capítulos como Das Exposições, Das Investigações, Dos Prêmios, etc, o volume desnudas as instituições de consagração do universo das artes de sua linguagem pretensamente democrática para devolvê-las a sua natureza real de agentes de mercado.
*I agree to the terms and conditions
︎Primeiro capítulo: Das Apresentações
Esta obra fez parte da exposição El Estado de las Cosas, na programação da BIENALSUR 2021 no MACRO Museu de Arte Contemporânea de Rosário, Argentina, de 28 setembro a 13 de novembro de 2021.
︎Catálogo BIENALSUR 2021
17 x 26 x 9 cm, capa dura
17 idiomas
Cópia única: agosto 2021
Monitor 16:9
Color
6’25” em loop
Encadernação: Josep Cambras
Gravação em metal: Samir Gravador
Agradecimentos: Amanda Alfaro Córdoba, Ana Belén Jarrín, Anabelle Milon, Benedetta Casini, Chris Mack, Florence Girardeau, Leandro Martínez de Pietri, Lucas Bambozzi, Maíra das Neves, Miquel Àngel, Rafael Frazão, Sibila, Tilda, Violeta Bohmer, Vitor Guerra.
- Livro de artista
17 x 26 x 9 cm, capa dura
17 idiomas
Cópia única: agosto 2021
-
Vídeo instalação
Monitor 16:9
Color
6’25” em loop
- Créditos
Encadernação: Josep Cambras
Gravação em metal: Samir Gravador
Agradecimentos: Amanda Alfaro Córdoba, Ana Belén Jarrín, Anabelle Milon, Benedetta Casini, Chris Mack, Florence Girardeau, Leandro Martínez de Pietri, Lucas Bambozzi, Maíra das Neves, Miquel Àngel, Rafael Frazão, Sibila, Tilda, Violeta Bohmer, Vitor Guerra.