#exposição coletiva

O cartão postal comemora 150 anos. Desde o seu surgimento como meio de comunicação, este tipo de mailing tem sido acompanhado pelo debate artístico, razão pela qual inúmeros artistas conceberam e enviaram cartões até hoje. Foi só na década de 1960 que o termo Mail Art foi cunhado para essa prática e o cartão postal foi reconhecido como um meio artístico independente.

A exposição  no MOM Art Space foca no postal como meio analógico na era pós-digital. Os cartões postais agora são usados principalmente como cartões de felicitações para amigos e familiares. No entanto, a saudação analógica está se tornando cada vez mais rara e geralmente está dando lugar a uma mensagem digital ou o envio de uma foto. Na exposição, os cumprimentos desde casa ou do estúdio podem servir de estímulo para conectar e conhecer uma pessoa desconhecida.

Como parte da rede internacional, SALOON Hamburgo gostaria de estimular o networking entre seus membros, por um lado, e apresentar mulheres da rede internacional SALOON, por outro lado, na exposição. Desta forma, os membros e visitantes têm acesso analógico a outras partes do mundo para as quais eles atualmente não podem viajar e com as quais estão apenas conectados digitalmente. Ao mesmo tempo, a obra de arte de pequeno formato pode encorajar as pessoas a lidar com o remetente digitalmente: visitar o site, escrever um e-mail ou até mesmo falar por videotelefonia.

Curadoria de Charlotte Gaitzsch e Franziska Storch.

+info