movimento 22
instalação
+Lurdes R. Basolí
2022

fotografias (24 x 36 cm cada)
impressão giclée com tintas pigmentadas sobre papel Hahnemühle
cubos de madeira intervidos (24,5 x 24 x 36,5 cm cada)
vídeo HD (1920 x 1080), 3 telas, em loop
Obra em diálogo com ‘Spuren’ (1988), instalação conceitual de Francesc Abad em consonância com Walter Benjamin. Realizada em colaboração com Lurdes R. Basolí, narra o sentido da viagem de mulheres marginais no capitalismo globalizado, neoliberal e deslocalizado do século XXI.
A instalação se estrutura em dois níveis. Nos vídeos na parede se representa a viagem migratória das trabalhadoras em busca de condições de vida melhores por três vias distintas: mar, terra e ar. As fotos nos cubos no chão ressaltam os objetos anônimos que as trabalhadoras entrevistadas carregam cotidianamente para ir ao trabalho, e que normalmente ficam ocultos ou desapercebidos, como a existência de suas donas na sociedade capitalista. Os cubos estão marcados por dois números correspondentes, por um lado, aos códigos postais de seu lugar de origem ou de infância, e por outro, o cálculo dos quilômetros percorridos até o lugar de trabalho ou onde as mulheres residem atualmente.
impressão giclée com tintas pigmentadas sobre papel Hahnemühle
cubos de madeira intervidos (24,5 x 24 x 36,5 cm cada)
vídeo HD (1920 x 1080), 3 telas, em loop
Obra em diálogo com ‘Spuren’ (1988), instalação conceitual de Francesc Abad em consonância com Walter Benjamin. Realizada em colaboração com Lurdes R. Basolí, narra o sentido da viagem de mulheres marginais no capitalismo globalizado, neoliberal e deslocalizado do século XXI.
A instalação se estrutura em dois níveis. Nos vídeos na parede se representa a viagem migratória das trabalhadoras em busca de condições de vida melhores por três vias distintas: mar, terra e ar. As fotos nos cubos no chão ressaltam os objetos anônimos que as trabalhadoras entrevistadas carregam cotidianamente para ir ao trabalho, e que normalmente ficam ocultos ou desapercebidos, como a existência de suas donas na sociedade capitalista. Os cubos estão marcados por dois números correspondentes, por um lado, aos códigos postais de seu lugar de origem ou de infância, e por outro, o cálculo dos quilômetros percorridos até o lugar de trabalho ou onde as mulheres residem atualmente.
«Esta obra transfere alguns conceitos de Benjamin à condição pós-fordista do capitalismo atual, inscrevendo-se em uma concepção brechtiana da arte como compreensão total e ativa da realidade e da História, com a intenção de incitar a análise e produzir uma consciência crítica no público. Em particular encontramos o tema da viagem, da produção capitalista da História e do espaço, a ideia de progresso e as condições de desigualdade social no capitalismo atual desde uma perspectiva marxista.»
Federica Matelli, curadora e crítica de arte



























Obra parte da coleção do Museo de Granollers, Barcelona,
apresentada na terceira edição do Festival Opera Aberta 2022.
︎ Folha de sala em espanhol e catalão.
c/
CopiaLab (impressão)
Núria Vila Punzano (assesoria em design e produção)
Katherine Reyes (assistente fotográfica)
Aitor Goenaga, Iván Guarnizo, Juan José Tripier, Juan Serrano, Mar a la vista (vídeo)
Federica Matelli (texto)
agradecimentos:
Francesc Abad, Gemma Vicens, Roger Batiste, Pablo Sperandio, Lucas Pretti, Cristina Masanés, Glòria Fusté, Juan Ignacio Pontieri.
especialmente a:
Carmen, Felicita, Fanta, Bessy, Mary, Agustina, Fatu, Isabel, Verónica, Angie, Yessenia, Cyntia, Andrea, Mari Angela, Eva, Angela, Alicia, Bea, Sarah, Katrine, Mari, Erica, Tereza, Beatriz, Nayara, Rosemary, Maria, Luna, Soledad, Julia, Sonia, Wafae, Svitlana.
apresentada na terceira edição do Festival Opera Aberta 2022.
︎ Folha de sala em espanhol e catalão.
c/
CopiaLab (impressão)
Núria Vila Punzano (assesoria em design e produção)
Katherine Reyes (assistente fotográfica)
Aitor Goenaga, Iván Guarnizo, Juan José Tripier, Juan Serrano, Mar a la vista (vídeo)
Federica Matelli (texto)
agradecimentos:
Francesc Abad, Gemma Vicens, Roger Batiste, Pablo Sperandio, Lucas Pretti, Cristina Masanés, Glòria Fusté, Juan Ignacio Pontieri.
especialmente a:
Carmen, Felicita, Fanta, Bessy, Mary, Agustina, Fatu, Isabel, Verónica, Angie, Yessenia, Cyntia, Andrea, Mari Angela, Eva, Angela, Alicia, Bea, Sarah, Katrine, Mari, Erica, Tereza, Beatriz, Nayara, Rosemary, Maria, Luna, Soledad, Julia, Sonia, Wafae, Svitlana.